Com o trabalho remoto ganhando força, não há mais barreiras geográficas para as oportunidades e o seu talento pode ser aproveitado e valorizado em qualquer parte do planeta. Os times de recrutamento estarão ainda mais focados em filtrar e encaixar os profissionais que tenham as habilidades certas nas oportunidades certas. Com essa aderência e concorrência cada vez mais global, haverá mudanças significativas nas faixas salariais.
Empresas do exterior ou de cidades com um custo de vida maior, irão contratar profissionais que residam em cidades com custo de vida menor, oferecendo um salário mais baixo se comparado ao presencial (como já ocorre em plataformas de outsourcing). O custo de vida da cidade em que o candidato habita pode ser levado em consideração, mas não é um fator determinante para o salário. A experiência e a reputação do profissional terão ainda maior peso como diferencial competitivo e especialistas serão mais requisitados e bem pagos.
Foque em buscar empresas que tenham uma cultura de acordo com o seu perfil, e que os projetos façam sentido para a sua carreira. Profissionais capacitados e honestos continuarão encontrando empresas justas e transparentes. O match certo é o fator primordial para relacionamentos de longo prazo entre empresas e profissionais.

Para acompanhar a pesquisa acima, acesse: https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6666875950644387840/