Azure DevOps, Jira ou Monday: Uma Análise de Ferramentas de Gestão Ágil

Atualmente trabalho como Analista Desenvolvedor de Sistemas na Fábrica de Soluções do CSC (Centro de Serviços Compartilhados), um braço do Grupo Boticário que é responsável por atender diferentes áreas de negócios da empresa. O nosso time é composto por pessoas nas áreas de RPA, BI e Digital Services, que é onde estou inserido.

Utilizamos o Monday para fazer o gerenciamento de todo o fluxo de nosso trabalho. No entanto, o GB está em constante evolução e buscando manter uma padronização e consistência entre as suas ferramentas. Além disso, precisávamos de funcionalidades que atendessem o nosso atual momento. Diante disso, fui encarregado de realizar uma software selection, uma análise de ferramentas de gestão ágil e identificar qual delas irá nos ajudar.

Objetivo

O objetivo dessa análise é avaliar as ferramentas de gestão ágil disponíveis no mercado e identificar qual delas se enquadra melhor, de acordo com as necessidades do time da Fábrica de Soluções do CSC.

Para esta pesquisa, foram coletadas opiniões do mercado e dos nossos colegas de trabalho. Nos baseamos na experiência de uso de algumas ferramentas e diante das possibilidades e necessidades que temos a curto e médio prazo.

Foram avaliadas as seguintes ferramentas:

Azure DevOps, Jira e Monday

Quadrante Mágico Gartner

O Quadrante Mágico é uma série de relatórios de pesquisa de mercado publicados pela empresa de consultoria de TI Gartner que se baseiam em métodos de análise qualitativa de dados proprietários para demonstrar tendências de mercado, como direção, maturidade e participantes.

Em 2019, o quadrante de “Ferramentas de Planejamento Ágil para Empresas” havia destacado, na categoria Challengers, Microsoft e Atlassian, empresas proprietárias dos produtos Azure DevOps e Jira, respectivamente. Em 2020, houveram mudanças no quadrante, e agora podemos observar a Atlassian na categoria Leader, enquanto a Microsoft se manteve como Challenger.

Análise da Gartner entre Atlassian e Microsoft

Atlassian

Forças

  • O Jira é a ferramenta líder em nível de equipe. Oferece Scrum fácil de aprender e de usar a um preço atraente.
  • Uma grande base de clientes do Jira garante um forte mercado de apps terceiros através do Atlassian Marketplace.

Precauções

  • Os recursos de relatórios de Jira são complexos de configurar e não são fáceis de acessar, mas alguns relatórios são fornecidos imediatamente e o Atlassian Marketplace oferece opções para usar as soluções dos parceiros.

Microsoft

Forças

  • A Microsoft oferece fluxos sociais e histórico de itens de trabalho no Azure DevOps Services para melhorar a colaboração e a rastreabilidade para os desenvolvedores.
  • O foco da Microsoft é apoiar o trabalho de indivíduos em equipes de desenvolvimento. Portanto suporta mais do que o planejamento e o relatório de status de itens, permitindo que os usuários detalhem em fluxos de trabalho específicos e vinculem ações e defeitos de branch/merge diretamente a story cards.

Precauções

  • O suporte da Microsoft para uma abordagem orientada a produtos no Azure DevOps ainda está evoluindo.
  • A Microsoft não suporta estruturas ágeis corporativas nativamente. Em vez disso, conta com parceiros para esse apoio.

Mercado

Estatísticas, empresas e depoimentos de quem utiliza as ferramentas.

Azure DevOps

“Sem o Azure DevOps e o SAFe, não há como ter conseguido o que fizemos até agora. A nossa jornada para a nuvem seria muito diferente.”
— 
Konstantin Popov, Program Manager, Cloud Migration at Chevron.

Jira

“Você não precisa ajustar sua maneira de trabalhar à ferramenta, pois ela é altamente configurável.”
— 
Greg Franklin, Agile Lead at Cancer Research UK.

  • 83% das empresas da Fortune 500 usam produtos Atlassian
  • 10 milhões de usuários ativos mensais usando produtos na nuvem
  • 150 mil clientes Atlassian em mais de 190 países

Monday

“Ele nos permite ver rapidamente tudo no pipeline, além de todos os detalhes pertinentes.”
— 
Brad Wohlgemuth, Ad Sales at Discovery Channel.

  • $1.9 Bilhões de dólares de valor de mercado
  • 100 mil clientes

Comparativos

As ferramentas foram comparadas dentro de três perspectivas: recursos de metodologias agéis, necessidades do time e integrações disponíveis.

Agilidade

ERRATA: Sim, com o Azure DevOps é possível transbordar itens de uma sprint finalizada para uma nova e customizar campos.

Necessidades

Integrações

Legenda: ícone de “check” representa disponibilidade, ícone de “til” representa disponibilidade parcial e ícone “vermelho” representa indisponibilidade.

Integrações

ServiceNow + Jira

Triggers do Automate.io: Adicione um novo Record no ServiceNow quando houver uma nova Issue no Jira.

Slack + ServiceNow + Jira

Chatbot da Workato: No Slack é possível verificar novos incidentes do ServiceNow, e com isso criar uma nova Issue no Kanban do Jira, que aciona automaticamente algum desenvolvedor para resolvê-la.

RPA + Jira

Jira Automation with G1ANT: Robôs podem criar atividades baseadas em triggers específicas.

Blue Prism + Azure DevOps

QlikSense + Jira

Conclusão

Azure DevOps

O Azure DevOps é uma ferramenta de gestão altamente focada no dia-a-dia de uma equipe de desenvolvimento de software. Essa perspectiva é evidente desde o uso da palavra “DevOps” no nome da ferramenta, bem como na conectividade entre suas principais features. Os principais clientes, listados no próprio site da Microsoft, são empresas de grande porte, voltadas para o mercado B2B. Isso explica o fato da ferramenta incorporar o SAFe, um framework que visa conectar e escalar a agilidade entre diversas áreas de uma companhia.

A ferramenta em si é excelente e oferece features que envolvem o ciclo de desenvolvimento de um software: desde a sua forma de documentação em markdown, Azure Pipelines para CD/CI (continuous deployment / continuous integration), Azure Artifacts como um micro CDN privado para o time, Azure Repos com conectividade direta ao GitHub, integrações de sprints com branches e associando tudo isso com Azure Boards para o planejamento ágil.

A realidade é que os times da Fábrica de Soluções do CSC não desenvolvem software. O que fazemos, de fato, é a customização de features do ServiceNow, a automação de processos com o Blue Prism e a criação de dashboards de BI.

Azure DevOps já foi utilizado anteriormente pela equipe, que se mostrou insatisfeita sobre como: gerenciar atividades entre múltiplos usuários, movimentar stories de sprints anteriores para as vigentes e interligar diversos itens do backlog. Além de não atender a nossa principal necessidade que é de gerir atividades com facilidade, prova-se que não utilizamos os recursos que fazem parte do core da ferramenta. Com isso, tornou-se complexo o seu manuseio e não agrega tanto valor.

Jira Software

O Jira Software é uma ferramenta de gerenciamento de projetos para equipes ágeis. Sua flexibilidade permite criar, através de templates, os mais variados tipos de projetos: desde o fluxo simples de contratação de um colaborador até o desenvolvimento complexo de um software. A ferramenta faz parte de um conjunto de produtos da Atlassian, que integram-se entre si através de componentes nativos ou customizados, que são distribuídos através de um Marketplace. Com esse mindset, o Jira ganhou notoriedade entre empresas de diversos tamanhos e hoje é líder de mercado.

Como o Jira é uma ferramenta não muito conhecida entre alguns membros do nosso time, foi realizada uma apresentação de seu uso, demonstrando como reproduzir as principais funcionalidades do Monday, a atual ferramenta que utilizamos. A forma como ambas exibem os itens de uma Sprint é diferente: Jira exibe em modo vertical dentro de um quadro simples de Kanban, enquanto que o Monday exibe todas as fases em modo horizontal. Exibir as tarefas de uma atividade somente após o clique nela é um passo a mais se comparado ao Monday, mas em contrapartida é possível ter um controle mais específico de cada tarefa e sub-tarefa dentro do Jira, permitindo com que as atividades sejam divididas e contabilizadas com maior precisão. Mover atividades pendentes de uma sprint finalizada para uma nova também é um grande diferencial percebido por nossa equipe, e com isso evitamos a necessidade de duplicar itens em múltiplos boards e sprints.

O nosso time utiliza Scrum como metodologia ágil para o planejamento e execução de itens do ServiceNow, bem como no processo da criação de instruções de trabalho para RPA. O Jira está bem alinhado com a metodologia que utilizamos e oferece artefatos nativos que podem ser melhor explorados dentro de nossas sprints. A ferramenta alia agilidade e adaptabilidade para atender as nossas necessidades.

Monday

O Monday é uma ferramenta de gestão de atividades altamente focada em visibilidade, através de uma interface que permite que todos da equipe tenham uma visão geral do processo e identifiquem rapidamente onde estão os gargalos. Esse é o grande diferencial da ferramenta, que chama a atenção de clientes que atuam em mercados de forte apelo visual.

Atualmente é a ferramenta que utilizamos para gerenciar as atividades dos times da Fábrica de Soluções do CSC. A forma como podemos utilizá-la para visualizar e gerenciar o fluxo de trabalho é de fato excepcional, pois todos sabem o andamento de quaisquer atividades, em tempo real. Outro ponto de destaque são os filtros de atividades e a possibilidade de navegar por uma grande quantidade de itens das boards e dos backlogs, com rapidez e fluidez. No entanto, o nosso time sente falta da possibilidade de correlacionar atividades, visualizar dashboards e relatórios de nossas sprints. Acreditamos que o Monday é excelente para Kanban, mas gostaríamos de melhorar o nosso planejamento, aprimorar o nosso desempenho, medir a nossa eficiência, através de artefatos do Scrum, como: Epics, User Stories e Burndowns.

And the Oscar goes to…

Conclui-se que as três ferramentas avaliadas são incríveis e se podemos associar uma única palavra para cada uma delas, seriam respectivamente: Operacionalidade para o Azure DevOps, Adaptabilidade para o Jira Software e Visibilidade para o Monday.

O Jira Software apresenta características que facilitam o gerenciamento de atividades no dia-a-dia, através de uma interface clean e com grandes possibilidades de customização.

A adaptabilidade que o Jira oferece está alinhada com a necessidade que temos de uma ferramenta simples, gerenciável e escalável. Estamos observando as tendências de mercado e queremos avançar, melhorar e inovar. Acreditamos que o mundo está mudando, evoluindo o tempo todo, e a mente de nossa equipe está aberta a novas possibilidades.

Referência

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋 Como posso ajudar você?